Quando em 1980 o italiano Rugero Deodato resolveu criar um falso documentário baseado em canibalismo, e anos depois em 1999,
Temos uma leva de filmes de 'câmera na mão', e é claro que os zumbis não ficaram fora desta onda. Não, ainda bem que não são os mortos que pegaram a câmera, e sim estes pobres mortais que não sabiam onde iriam se enfiar - haha.
REC veio na nova onda de zumbis, desencadeada por Madrugada dos Mortos, mas tem seus méritos por se tratar de um filme espanhol e tentar trazer um pouco de originalidade aos nossos queridos monstros cambaleantes.
Tudo começa quando a reporter Àngela, juntamente com seu câmera estão fazendo uma matéria acompanhando o trabalho do Corpo de Bombeiros. Ao receber uma chamada de resgate, eles resolvem acompanhá-los. Só que ao entrarem no prédio verão que sair não será tão fácil assim, pois em pouco tempo o local vai revelando seus perigosos moradores zumbis.
REC tem ótimas seqüências envolvendo os mortos, além de excelentes atuações fazendo a narrativa funcionar muito bem. Outro detalhe bastante importante nos filmes ditos "reais" é a edição, aqui muito bem feita dando continuidade plausível aos fatos que acompanhamos. Impossível não citar a máxima do filme: 'Aconteça o que acontecer, nunca pare de filmar'. Pois é isso que você verá.
Infelizmente acho que REC apesar de ser um filme acima da média, se perde muito no fim, ao tentar dar uma explicação sem sentido para as causas da infecção. O filme se mantêm tão bem ao longo de seus 88 minutos, que é complementante desnecessário o uso de possessão demoníaca para explicar o surgimento e evolução do vírus ou o que seja.
É claro que os americanos já fizeram a sua cópia de REC, intitulado Quarentena, mas veja o original. Mesmo sabendo levará bons sustos durante a projeção, mas que o filme é facilmente esquecido após algumas horas.
Ficha técnica:
Sinopse:
-->
Ficha técnica:
Sinopse:
Uma repórter e seu
operador de câmera estão fazendo um filme sobre o dia-a-dia de um
quartel do Corpo de Bombeiros com a intenção de mostrar o seu
cotidiano. Mas quando os acompanham a uma de suas saídas noturnas, o
que parecia uma ocorrência rotineira de resgate se converterá em um
autêntico inferno. Presos no interior de um edifício, os bombeiros
e a equipe de televisão se depararão com um horror desconhecido e
letal!
Título no Brasil: [REC]
Título original: [REC]
País de origem: Espanha
Gênero: Horror, Thriller
Duração: 88 minutos
Ano de produção: 2007
Ano de lançamento: 2008
Diretor: Jaume
Balagueró, Paco Plaza
Produção: Julio
Fernández
Roteiro: Jaume
Balagueró, Luis Berdejo, Paco Plaza
Fotografia: Pablo Rosso
Trilha Sonora: Xavier
Mas
Elenco:
Manuela
Velasco,
Javier Botet,
Manuel Bronchud,
Martha Carbonell.
Faltam 19 dias.
Excelente filme.
ResponderExcluirSó um detalhe. Se não me engano, no primeiro filme não há nada explicando que os mortos-vivos são, na verdade, possuídos. Essa explicação vem no segundo filme, que até é bom, mas não como o primeiro. No terceiro é que a coisa desanda de vez. Vamos aguardar o quarto filme...
Olá Allan!
ExcluirComo disse no post REC está muito acima da média,
e para mim se pareceu explicações de possessão no primeiro filme, quando a Angela começa a descobrir fatos sobre "a menina".
Ao menos foi a impressão que me deixou.
Pra tu ter uma ideia, ainda não consegui ver o REC 2,
sendo até mesmo uma surpresa teu cometário,
que eles realmente estão possuídos.
abraços
Verdade, tem esta parte que ela descobre sobre a menina Medeiros. No segundo que isso fica bem claro, e que foi o que me decepcionou.
ExcluirO bom é que este segundo se passa no mesmo prédio, o que mantém a tensão do primeiro.
Pelo jeito acabei adiantando a história do filme que tu ainda não viu.. Na verdade, nem tanto, pq o título nacional da sequência já entrega isso: "REC 2: Possuídos", ehehe.