Que Tim Burton é um ótimo diretor, é incontestável. A originalidade presente em suas obras é de fazer inveja a maioria dos realizadores atuais, em qualquer um de seus filmes é possível perceber a peculiaridade marcada pelo sombrio e bizarro. Sempre são contos de fadas, onde a princesa pode ser uma doida e nada frágil e o herói um desvirtuado, Misturado com o ambiente taciturno e fantasioso, criado por uma mente que certamente viu filmes demais. É notável que Tim Burton foi "estragado" ou "melhorado", como preferir, por suas influências. São os monstros clássicos da Universal ali, são os Ed Wood no melhor estilo B que estão em nossa tela, é a Hammer Filmes que se apresenta em clima, em sua melhor forma.
Dark Shadows, é baseado na série de Tv Americana de mesmo nome, criado por Dan Curtis, e exibida entre os anos de 1966 e 1971. Fã assumido da série, Tim Burton com a parceria de seu ator fetiche, Johnny Depp, nos apresenta a sua versão cinematográfica das Sombras Noturnas.
O filme gira em torno da família Collins, que em 1752 sai da Europa para os EUA, onde faz prosperar a cidade de Collinsport, no Maine, no ramo de vendas de peixes. Tudo vai indo perfeitamente bem com a família, até que seu filho Barnabas Collins (Johnny Depp) parte o coração de uma criada da casa, a bruxa Angelique (Eva Green), que não poupará esforços para destruir todos que rodeiam Barnabas. Menos ele, é claro, afinal em sua mente perversa, vai conquistar seu coração, transformando-o assim em vampiro e aprisionando-o em um caixão por dois séculos.
Chegando em 1972, somos inseridos novamente à família Collins, através de Victoria Winters (Bella Heathcote), uma garota estranha e um tanto misteriosa, que está indo trabalhar de tutora em Collinwood.
Sim, os Collins ainda existem, mas já não vivem seus anos de glória, falidos, são comandados pela matriarca Elizabeth (Michelle Pfeiffer), a megera da casa, que chamou a psiquiatra Dr. Julia Hoffman (Helena Bonham Carter) para ajudar David (Gulliver McGrath), o menino que vê o fantasma de sua mãe.
É claro que não vai demorar muito para que Barnabas seja tirado de seu sono quase eterno e ser apresentado aos seus bizarros descendentes, além de ter como meta fazer a família prosperar novamente nos 113 minutos que seguem.
Johnny Depp e seu cosplay de Zé Vampir da Turma do Penadinho |
Para fãs dos anos setenta é meio que obrigatório ver Sombras da Noite, seja pela representação estética da época ou principalmente pela ótima trilha sonora. Com participação de Alice Cooper, o cara que canta o horror e assumido fã do gênero, com letras muito bem encaixadas no enredo do filme.
Além disso, não falta o clima gótico, com direito a névoas e tudo mais, assim como todos os filmes do diretor é visualmente impressionante. Algo que acrescenta muito no filme, são as situações cômicas vividas por Barnabas totalmente fora de sua época. E como na série, prepare-se para ver diversos tipos de monstros como fantasmas, lobisomens, bruxas e o já citado vampiro.
Decididamente não é o melhor Tim Burton, aliás está bem longe disso, mas vale a diversão.
De bônus ainda podemos ver a lenda Christopher Lee, e como eu li em algum lugar por aí, segundo Johnny Depp foi emocionante ter a oportunidade de hipnotizar o eterno Drácula.
Ficha técnica:
Fruto da imaginação maravilhosamente deformada de Tim
Burton, chega até você a história de Barnabas Collins (Johnny Depp), um
impetuoso aristocrata que é transformado em vampiro por uma amante rejeitada e
confinado em uma sepultura por dois séculos. Emergindo do seu caixão para o
mundo em 1972, ele retorna para o que um dia foi seu majestoso lar, somente
para encontrar os disfuncionais descendentes da família Collins que ainda
restam. Determinado a devolver o bom nome da família à glória perdida, Barnabas
é frustrado em cada uma de suas ações por sua antiga amante, a sedutora bruxa
Angelique (Eva Green) nesta "selvagem e imaginativa aventura".
Título no Brasil: Sombras
da Noite
Título Original: Dark
Shadows
Ano de Lançamento: 2012
Gênero: Comédia
País de Origem: EUA /
Austrália
Duração: 113
minutos
Direção: Tim
Burton
Roteiro: Seth Grahame-Smith
Fotografia: Bruno Delbonnel
Estúdio/Distrib.: Warner
Bros. Pictures
Elenco:
Johnny Depp - Barnabas Collins
Eva Green - Angelique Bouchard
Michelle Pfeiffer - Elizabeth Collins Stoddard, Matriarca da Familia
Bella Heathcote - Victoria Winters / Josette DuPres
Jonny Lee Miller - Roger Collins
Helena Bonham Carter - Dr. Julia Hoffman
Chloë Grace Moretz - Carolyn Stoddard
Gulliver McGrath - David Collins
Jackie Earle Haley - Willie Loomis
Ray Shirley - Mrs. Johnson
Ivan Kaye - Joshua Collins, o pai de Barnabas Collins
Christopher Lee - Bill Malloy
Alice Cooper - Alice Cooper
Ivan Kaye - Joshua Collins
Susanna Cappellaro - Naomi Collins
Hannah Murray - Hippie Chick
Josephine Butler - mãe de David
Nenhum comentário:
Postar um comentário