A Sentinela dos Malditos ou simplesmente A Sentinela, como também foi lançado por aqui, pode ser resumido em pouquíssimas palavras: espetacular, perfeito e todos os outros adjetivos que usamos para definir ótimos filmes. Sinceramente não entendo como este filme tem pouca notoriedade quando se trata de horror. Inclusive, acho que nunca o vi em uma lista de melhores filmes do gênero, posição que ele ocuparia entre os dez primeiro com toda a certeza.
O filme conta a história de Alison Parker (Cristina Raines), uma super modelo que antes dos três primeiros minutos de filme aparece sendo fotografada por um jovem Jeff Goldblum (A mosca - 1986) e passeando de charrete por Nova York com ninguém menos que um apaixonado Chris Saradon (A hora do Espanto - 1985 e Brinquedo Assassino). Alison está à procura de um apartamento quando recebe a notícia da morte de seu pai.
Certamente levado pelas lembranças de Alison ao estar em sua casa, o filme nos apresentará uma das sequências que dificilmente sairá da memória. Imagine você, uma moça religiosa, ao chegar em casa encontrar seu pai com duas prostitutas comemorando o aniversário do velho, que deve estar fazendo no mínimo uns 80 anos, nus na cama, comendo bolo. A grotesquidade dessa cena é quase inenarrável, a partir deste ponto vemos que Alison tem motivos para sentir-se perturbada.
Neste momento eu realmente espero que os filmes de terror sirvam de aprendizado para as pessoas, afinal encontrar o apartamento perfeito por um preço bastante acessível, com ótima localização, apresentado por Ava Gardner, mas com um padre cego (John Carrandine) sentado na janela do último andar, nem sempre será um bom negócio.
A frágil modelo instalada no novo lar começa a ter problemas de saúde, além de conhecer seus estranhos, muito estranhos vizinhos, onde o filme passa a ser um pesadelo. Acompanhando o tormento de Alisson vamos presenciar vários mistérios que serão solucionados até o fim da película de forma magistral.
Com um clima que denota muito a O Bebê de Rosemary, além de ter sido produzido na mesma década de O Exorcista e A Profecia, A Sentinela não fica para trás em momento algum quando comparado a estes clássicos. Temos aqui grandes astros do cinema reunidos em um filme de terror, o que não é tão corriqueiro.
Outro ponto bastante interessante a ser comentado é o trabalho de maquiagem feito no filme, que beira muito o realismo. Não seriam pessoas deformadas de verdade? A lá Freaks??? Pelo que andei lendo por aí, parece que sim, e isso trouxe inclusive problemas ao diretor, por apresentar estas pessoas como demônios.
Para finalizar, a inscrição do portal da entrada do inferno:
“Através de mim você irá pela cidade da tristeza. Através de mim você irá pela dor, que é eterna. Através de mim você irá entre as pessoas perdidas. Abandone a esperança, todos que entrarem aqui.”
“Através de mim você irá pela cidade da tristeza. Através de mim você irá pela dor, que é eterna. Através de mim você irá entre as pessoas perdidas. Abandone a esperança, todos que entrarem aqui.”
Completamente sem esperanças, contemplem, assistam este fabuloso filme.
Lançado em dvd no Brasil pela Dark Side, London Filmes e também pela Ocean Pictures do Brasil, com o título de "A Sentinela".
Ah! E não quero dizer nada, mas acho que o Fulci andou assistindo A Sentinela antes de fazer o ótimo The Beyond.
Ficha técnica:
Sinopse: Em Nova York Alison Parker (Cristina Raines), uma
modelo, namora Michael Lerman (Cris Sarandon), um advogado. Apesar dele querer
casar, ela decide que precisa ter no momento um espaço só seu e assim luga um
apartamento, onde no último andar mora um padre cego, que tem uma vida
totalmete reclusa. No novo lar tem dificuldades para dormir, por causa de
flashbacks da sua tentativa de suicídio. No entanto, o mais alarmante é o
surgimento de alguns vizinhos que, gradativamente, se descobre que são todos
assassinos que já morreram.
Título no Brasil: A Sentinela dos Malditos
Título Original: The Sentinel
Países de Origem: Estados Unidos da América
Gênero: Suspense, Terror
Duração: 92 minutos
Lançamento: 12 de Maio de 1977 (Mundial)
Direção:
Michael Winner
Roteiro:
Jeffrey Konvitz, Michael Winner
Produtores:
Jeffrey Konvitz, Michael Winner
Elenco:
Anthony
Holland (Party host)
Arthur
Kennedy (Monsignor Franchino)
Ava Gardner
(Miss Logan)
Beverly
D'Angelo (Sandra)
Bob Melvin
(Background scary person)
Burgess
Meredith (Charles Chazen)
Charles
Kimbrough (Hospital doctor)
Chris
Sarandon (Michael Lerman)
Christopher
Walken (Det. Rizzo)
Cristina
Raines (Alison Parker)
Deborah
Raffin (Jennifer)
Diane
Stilwell (Diane Stillwell)
Elaine
Shore (Emma Clotkin)
Eli Wallach
(Det. Gatz)
Fred
Stuthman (Mr. Parker)
Gary Allen
(Malcolm Stinnett)
Hank
Garrett (James Brenner)
Jane
Hoffman (Lilian Clotkin)
Jeff
Goldblum (Jack)
Jerry Orbach
(Michael Dayton)
Joe Hamer
(Detetive)
John
Carradine (Fr. Francis Matthew Halloran)
Gostei!
ResponderExcluirSó quem é suicida é bem vindooo
ResponderExcluirPra ser a SENTINELA DOS MALDITOS!