sábado, 1 de dezembro de 2012

A Volta dos Mortos Vivos (The Return Of The Living Dead) - 1985


Sabe quando um bando de fisurados em filmes de zumbis começam a gritar desesperadamente Brainnnnn, BRAINNNNN e você fica confuso, afinal zumbis não falam. Bom, eles não falavam até voltarem. Voltarem pela, sei lá, já perdi as contas de quantas vezes.

Mas vamos ao que interessa, não é novidade para ninguém que em diversas ocasiões filmes de terror se fundem com os de comédia. Algumas vezes isso realmente não dá certo, mas em outras temos pequenos clássicos, que merecem se vistos e revistos. A Volta dos Mortos Vivos faz parte desde segundo grupo, um ótimo filme que equilibra em exatas doses terror e humor.

Além disso, os mortos-vivos são fáceis de virarem piada, diversos filmes tratam do tema, de maneira escrachada. Mas grande parte desta mistura de gêneros se deve ao filme de hoje. Praticamente o precursor do terrir zumbi.

Para se ter uma idéia do quão cômico é o filme, ele parte da premissa que o clássico de Romero 'A Noite dos Mortos Vivos' é um documentário. E só não foi lançado assim porque o Governo intrometeu-se. Como a Noite é documentário, a Volta não é nada menos que Um Filme Baseado em Fatos Reais. Legal que você verá essa instrução logo no início, mostrando que a coisa não será levada a sério, mas se mostrará divertidíssima.

Tudo começa com Freddy em seu primeiro dia de trabalho, em uma loja/depósito que vende cadáveres, esqueletos, bichos empalhados, enfim toda forma que já foi viva, mas agora não passa de seres inanimados - isso por pouco tempo. No mesmo estabelecimento trabalha Frank, que passa as lições para o novo empregado. Em meio estas lições acidentalmente eles acabam liberando a tóxina 245 Trioxina, a responsável por acordar os mortos lá em 1968.

No ambiente a 245 Trioxina vai dando vida a todos os seres mortos do local, entenda-se: borboletas alfinetadas, cachorros empalhados e é claro cadáveres humanos. É muito engraçada a cena da luta dos homens com o cadáver, e mesmo após despedaçar o morto os pedaços continuam vivos.

Ao mesmo tempo que tudo isso ocorre, temos o outro grupo de personagens centrais, uma espécie de gang de punks, esses caricatos dos anos 80, que não querem nada com nada, apenas divertirem-se. E enquanto esperam seu amigo Freddy, o mesmo do parágrafo ali de cima, entram em um cemitério para festejarem.

Pausa para falar de uma das maiores musas dos filmes de zumbis de todos os tempos e certamente a mais ousada: A Punk Trash. Que de uma hora resolve tirar a roupa e dançar nua sobre as tumbas. Que saudade dos anos 80!

Mas voltando a história do filme, os trabalhadores que acordaram o cadáver juntamente com seu chefe, resolvem levar os pedaços do morto para um crematório. Ali, somos apresentados a um dos personagens mais legais do filme Ernie, o cara da capela que faz autópsia, um especialista no assunto morte. Ambos decidem cremar o que sobrou do zumbi, e é aí que as coisas realmente saem do controle. A fumaça expelida pela chaminé ao entrar em contato com a chuva penetra do solo do cemitério e reanima todos os que ali descansavam em paz. Ideia esta roubada algumas vezes em filmes posteriores inclusive no famigerado Zombi 3, que postei a poucos dias.


Agora com dezenas de zumbis andando por todos os lugares, em busca de cérebro fresco para se alimentarem, um grupo de pessoas vai ter de lutar por sua sobrevivência. A partir deste ponto, o roteiro migra para a história já conhecida por nós, só que complementada por boas piadas. Algo que acho interessante comentar são os mortos que além de falarem, são bastante espertos, inclusive para pedir tele-entrega.


Com participação no roteiro de John Russo, o mesmo de a Noite dos Mortos Vivos e direção de Dan O'Bannon, a Volta é certamente uma boa pedida. Menção para sua trilha sonora que traz boas bandas de rock, datando muito o período do filme. Ótima interpretação do ator Tarman. Felizmente foi lançado em dvd no último 24 de outubro por aqui.

Enfim, A Volta dos Mortos Vivos é obrigatório para os fãs de zumbis. Inclusive para quem não está muito habituado a estes seres canibais, aconselho a começar por ele, pois é impossível não se encantar com esses mortos.



Ficha técnica:
Sinopse:
Em um armazém de remédios em Louisville, nos Estados Unidos, Frank (James Karen) fica trabalhando até mais tarde, treinando o novo empregado do estabelecimento Freddy (Thom Mathews), acidentalmente eles abrem um tambor conhecido como 245Trioxina contendo um espécie de gás para trazer cadáveres de volta a vida, onde também continha cadáveres de pessoas. O gás se espalha pelo estabelecimento onde trabalhavam,e acaba ressuscitando um cadáver que estava em decomposição,devido aos efeitos do gás, eles pedem a ajuda do proprietário do armazém, Burt (Clu Gulager), e de seu amigo embalsamador, Ernie (Don Calfa), para cremar o cadáver. Infelizmente a fumaça que saía pela chaminé do crematório fez com que o efeito da trioxina que estava no cadáver acabasse se espalhando e, quando começa a chover, a fumaça vai para o cemitério, escoando nas sepulturas, fazendo com que os mortos levantem-se. Suas primeiras vítimas são alguns dos amigos de Freddy, que festejavam nas sepulturas, incluindo sua namorada, a partir daí começa uma corrida para não perderem seus cérebros.
Título no Brasil: A Volta dos Mortos Vivos
Título original: The Return of the Living Dead
País de origem: EUA
Duração: 91 minutos
Ano de lançamento: 1985
Gênero: terror /  comédia
Direção: Dan O'Bannon
Roteiro: John A. Russo, Rudy Ricci, Russell Streiner
Produtores: Derek Gibson, Graham Henderson,
Elenco:
Clu Gulager... Burt Wilson
James Karen ...Frank
Don Calfa ...Ernie Kaltenbrunner
Thom Mathews ...Freddy
Beverly Randolph ...Tina
John Philbin ...Chuck
Jewel Shepard ... Casey
Miguel A. Nunez Jr. ... Spider
Brian Peck... Scuz
Linnea Quigley ...Trash
Mark Venturini ...Suicide
Bill Pasold ...Coronel Bill Pasold (Não creditado)
Allan Trautman ...Tarman

Faltam 7 dias.
 

3 comentários:

  1. Muito divertido, e, além disso, fica na mesma altura dos filmes do Romero em termos de críticas sociais engraçadinhas e bem boladas (como, por exemplo, a substância que revive os mortos ter sido desenvolvida originalmente como uma praga para exterminar plantações de maconha).

    ResponderExcluir
  2. Cíntia Dutra vc é a melhor meu amor...sou teu fã aqui no Rio de Janeiro ..bjus minha gata .
    Randerson Santos

    ResponderExcluir