sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Terror nas Trevas ( L'aldilà - The Beyond) - 1981


Complicado colocar um nome pra este filme como título da postagem, pois quando foi lançado no Brasil nos tempos de VHS recebeu o título de "Terror nas Trevas", após ser relançado por outra distribuidora por aqui foi denominado "A casa do além". O título italiano original é "E tu vivrai nel terrore! L’aldilà", mas com certeza é muito mais lembrado pelo título americano "The Beyond", podendo gerar confusão com o "Fron Beyond" do Stuart Gordon, que apesar de ambos exagerarem no gore, não devem ser confundidos.

The Beyond é a pura escatologia de Lucio Fulci, esse sim considero merecedor do adjetivo escatológico. Uma aula de filme de terror, tendo tudo que precisamos, considero este o filme máximo do diretor. Você pode até se perguntar, mas e Zombie? Zombie é um ótimo filme de zumbis e logo também vai aparecer por aqui, mas The Beyond não é só mortos-vivos, é muito, muito mais do que isso.

Logo na primeira cena do filme passada em 1927, vemos um hotel onde os donos são acusados por práticas envolvendo bruxaria, e após uma surra de correntes temos uma crucificação totalmente on-screen do homem do quarto 36. Impossível não comentar o ótimo trabalho de maquiagem e o fetiche de Lucio Fulci por estas surras tão cruéis. Temos uma cena muito parecida no western spaghetti Tempo de Massacre de 1966, evolvendo um chicote e no ótimo giallo "Non si sevizia un paperino" de 1972, Florinda Bolkan também apanha de correntes, ambos dirigidos por Fulci.

Voltando aos tempos atuais, Lisa vivida por Catriona MacColl, sempre como a mocinha nos filmes de Fulci, herda o tal hotel, sem saber que havia sido construído sobre um do Sete Portões do Inferno, e aí está a premissa de que tudo pode acontecer, e realmente acontece. Apesar do roteiro não estar tão bem amarrado, é muito superior ao seu antecessor Pavor na Cidade dos Zumbis, que é uma bagunça só.

Temos sequências de tirar o fôlego, personagens realmente impressionantes, mesmo as vezes sem entendermos muito bem o que são na história - hehe. Ainda gostaria de saber o que Fulci andava usando nessa época, mas boa coisa certamente não era. Um exemplo de personagem estranho/misterioso é a cega Emily, que não define-se em ser um fantasma como aparenta e sabe muito sobre a história do hotel, que parece não existir realmente mas tem a garganta estraçalhada por seu cão guia, sobre influência dos Mortos-Vivos.

Bendito seja Giannetto de Rossi mestre da maquiagem, responsável pelo splatter em altíssimo grau que aparecerá na sua tela. É claro que alguns efeitos são risíveis para o público atual, como por exemplo a cena das aranhas, mas leve em consideração a data do filme, a falta de recursos. Isso sim é realmente fazer cinema, sem ficar sentado diante de um computador do tipo: aranha ergue a perninha aqui, isso, agora fura a língua do cara, acho q dá pra por mais sangue, o pixel pode ser mais vermelho. 

E além de ter tudo isso, não se pergunte porque The Beyond aparece na lista de filmes de zumbis, pois eles também se fazem presentes e em sua melhor forma: a tradicional. Dá-lhe tiro na cabeça!

Temos aqui um Fulci completo com todos os fetiches do diretor: Catriona MacColl, super closes de olhos, mortos-vivos, crianças estranhas, a tradicional surra de correntes, sanguera, enfim o apocalipse na sua pior escala.

Eu definiria The Beyond como sendo uma pintura dantesca, com uma trilha sonora envolvente e pessimista e a certeza que nada dará muito certo. Um pesadelo na tela, daqueles sem muita lógica em que você reza para acordar. E isso o faz um dos melhores exemplares do gore explícito, da época de ouro do Horror na Itália. 
Imperdível.



Ficha técnica:
Sinopse:Louisiana, 1981. Lisa (Catriona MacColl) discute sobre a restauração do mesmo hotel com o amigo Martin. Mas logo Joe, o encanador, vai checar um vazamento de água no porão e abre acidentalmente a sétima porta do inferno, dando inicio aos horrores sangrentos típicos de um filme de Lucio Fulci, com direito a zumbis, mortes extremamente violentas, ataque de aranhas assassinas e muitas cenas enigmáticas.
Título no Brasil: Terror nas Trevas e A casa do Além
Título original: E tu vivrai nel terrore! L’aldilà
Título americano: The Beyond
País de origem: Itália
Ano: 1981
Duração: 87 minutos.
Gênero: terror
Direção: Lucio Fulci
Roteiro: Dardano Sacchetti e Lucio Fulci
Produção: Fabrizio De Angelis
Fotografia:Sergio Salvati
Edição: Vincenzo Tomassi
Música:Fabio Frizzi
Desenho de Produção: Massimo Lentini
Efeitos Especiais: Germano Natali
Direção de Arte: Alfredo D'Angelo; Franco Rinaldi e Rodolfo Ruzza
Elenco:
Catriona MacColl (Liza Merril);
 David Warbeck (Dr. John McCabe);
Cinzia Monreale (Emily);
Antoine Saint-John (Schweick);
Veronica Lazar (Martha);
Anthony Flees (Larry);
Giovanni De Nava (Joe);
Al Cliver (Dr. Harris);
Michele Mirabella (Martin Avery);
 Gianpaolo Saccarola (Arthur);
Maria Pia Marsala (Jill);
Laura De Marchi (Mary-Ann)

Faltam 8 dias.

2 comentários:

  1. Bom filme que não poderia ficar de fora da tua lista.
    Uma curiosidade sobre este filme, pra que gosta de hardcore, é que uma das imagens clássicas relacionadas à banda Crossed Out foi tirada deste filme, quando o cara (vivo) aponta uma arma para a cabeça de um dos zumbis.

    http://culturecide.files.wordpress.com/2012/01/crossed-out-punk.jpg

    ResponderExcluir
  2. Desculpe a cara de pau, mas para quem quiser baixar esse clássico do Fulci, eis aqui diversas opções e todas com links funcionais:

    http://facadanofigado.blogspot.com.br/2012/09/terror-nas-trevas-beyond-1981.html

    ResponderExcluir