quarta-feira, 21 de agosto de 2013

História de Horror Americana (American Horror Story) - Primeira Temporada - 2011



Sinceramente, a coisa mais corajosa que já vi nos últimos tempos.

Onde, em época que o politicamente correto é vangloriado e tido como regra absoluta, o aborto é tratado de maneira recorrente, que em certo ponto, passa a ser quase normal? Onde, em época de que o feminismo é visto como lei, mulheres são tratadas e se deixam tratar como simples objeto de consumo sexual? Onde, em época de inclusão social, os realizadores têm coragem de chamar portadores de Síndrome de Down de retardados e freaks? Onde, em época que homofobia é crime hediondo, gays são tidos como aberrações, com direito a levar ferro na bunda, literalmente - hehe-? Sem contar os assassinatos, fetiches, estupros e nudez em generosas doses.

Além disso, estes assuntos são tratados tão naturalmente que tu vê que não há preconceito. Sabe quando as pessoas adquirem a capacidade de rir de si mesmas? Tipo isso.
Não me surpreenderia ao ficar sabendo que os produtores, diretores, roteiristas, enfim, os envolvidos na série, são homossexuais, negros, mulheres ou mesmo deficientes.

Não que eu concorde com tudo isso, mas é tão bom ver alguém retratando esta realidade genuinamente. Sem corromper a sua arte, para mostrar-se de acordo com o que a sociedade impõe e o melhor: sem pudores. Fico feliz que nada disso tenha sido censurado ao passar na TV, e se algo foi, imagine o festival grotesco que a História de Horror Americana seria.

Bom, por essa introdução em que praticamente fiz uma análise, mesmo sem intenção sobre personalidades,  o que condiz muito com American..., pois é tudo tão psicológico. Os personagens são tão bem desenvolvidos, tão complexos, e olha que são tantos...

Pegue altas doses de Horror de Amityville, acrescente a bizarrice e coragem de Imprint, misturada com o espetáculo inteligente e elegante de O bebê de Rosemary e terá American Horror Story.

A história gira em torna da família Harmon, que após uma série de atos trágicos e traições muda-se para uma nova casa, aparentemente perfeita e muito em conta. Falar que a casa foi palco de uma série de assassinatos e que os fantasmas permanecem nela é quase desnecessário. Da mesma maneira que dizer que algum dos novos moradores muda de personalidade, no caso o patriarca da fámilia, também é bastante óbvio, e que haverá uma inocente e desacreditada mocinha, é igualmente evidente.

O interessante é que mesmo contando a história da família Harmon, nos 12 episódios da série, antes dos créditos entrarem, vamos acompanhando em ordem cronológica alguns dos assassinatos que ocorreram antes na casa, dando mais embasamento e entendimento para as ações do fantasmas hoje.

Como já disse, os personagens são muito bem construídos, cada um com seus defeitos e principalmente seus anseios. O roteiro bastante amarrado, onde nem tudo é o que parece. Onde cada um enxerga o que quer ver, parafraseando Moira, a empregada da casa... e que empregada!!! 

Lendo alguns comentários sobre AHS pela rede, vi que foi bastante elogiado, principalmente os atores, em especial Jessica Lange, que realmente está incrível como Constance Langdon a vizinha da casa dos Harmon, e antiga moradora da mesma, envolvida em grande parte dos acontecimentos anteriores.

Se eu falar que AHS é sensual e sexual ao cubo, vou ser repetitiva? Se citar novamente o festival grotesco envolvendo infanticídios, este texto vai ficar redundante? Não sei, mas eu precidava enfatizar minha maior percepção envolvendo a série.

Uma pena só foi o fim, estávamos tão acostumados com a desgraça que caiu sobre a família Harmon, que o seu final a lá Os Fantasmas se Divertem, foi um tanto decepcionante ou uma espécie de merecida redenção, vai saber... Enfim... Acho que a Psicologia explica...

Esta primeira temporada foi exibida em 2011, pelo canal fechado FX Estados Unidos e Brasil. Também chamado de "American Horror Story: Murder House"

Em 2012, foi exibida a segunda temporada denominada "American Horror Story: Asylun". Onde vários atores presentes na primeira temporada voltaram a aparecer, mas com personagens diferentes, sem ligações com a primeira.

Em outubro deste ano, 2013, deve estrear a terceira temporada, intitulada "American Horror Story: Coven", novamente sem ligações com as outras. 



Primeira temporada episódios:

   1- "Pilot"
    2- "Home Invasion"
    3- "Murder House"
    4- "Halloween, Part 1"
    5- "Halloween, Part 2"
    6- "Piggy Piggy"
    7- "Open House"
    8- "Rubber Man"
    9- "Spooky Little Girl"
    10- "Smoldering Children"
    11- "Birth"
    12- "Afterbirth"


Um comentário:

  1. Um bom dado que é assim vale a pena ver, American Horror History é uma das séries que eu realmente gosto, e ele certamente tem sido um sucesso inquestionável.

    ResponderExcluir