quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Dia dos Mortos (Day of the Dead) - 1985


Mortos levantam-se a noite, não demora muito até o amanhecer e despertarem, para enfim termos O Dia dos Mortos. Acho que podemos definir assim a principal Série dos Mortos, criada por George A. Romero, uma figura pra lá de lembrada aqui no Horror em Blog, afinal não há como entrar no mundo dos seres cambaleantes, comedores de carne humana sem citá-lo.

Dia dos Mortos é o filme mais gore presente na série, apresenta as melhores maquiagens e os personagens mais marcantes. Afinal quem não lembra-se do simpático Bub? O zumbi que cumprimenta sua tia Alice por telefone. E o Capitão Rhodes? Dividido em dois pelos mortos famintos.

Além disso, como Romero sempre é aclamado pela crítica presente em seus filmes acredito que Dia seja um prato cheio para essa discussão. Afinal o filme gira em torno de cientistas e militares, ambos disputando o poder, ambos brincando com a vida (ou morte) humana.

Tudo começa com uma espécie de pesadelo vivido pela Dra. Sara Bowman, nossa protagonista, onde mãos saem da parede tentando agarrá-la, em uma cena muito bem feita. Passado este primeiro momento, vemos o verdadeiro apocalipse zumbi, mostrado na sua melhor forma. Impagável a destruição mostrada, onde os militares tentam encontrar sobreviventes para levar para a base subterrânea mas deparam-se apenas com zumbis e o caos que impera na terra. Acredito que esta possa ser uma das melhores cenas já mostradas em filmes de zumbis, caso queira conferí-la clique aqui.

Durante o filme acompanharemos os personagens presos na base militar, liderados pelo autoritário Capitão Rhodes, todos a ponto do descontrole. Cientistas fazendo experimentos em zumbis, liderados pelo Dr. Frankenstein. E a certeza que os mortos não irão demorar a juntar-se a eles.

Claro que cada um tem suas preferências, mas da trilogia dos mortos tenho sérias dúvidas se este não é o meu preferido, principalmente pela maneira suja e crua na qual é conduzido. Ah! E aquela musiquinha (leia trilha sonora impressionante) ficará gravada por todo o sempre em sua memória.

Além disso, aqui Savini mostra sua melhor forma de maquiador. Vísceras expostas, como somente os italianos haviam mostrado. Além da ideia dos mortos em diversos estágios de decomposição.

Não preciso dizer que este filme deve ser visto e revisto, e não somente pelos fãs de zumbis, mas por todos aqueles que apreciam o horror em suas quaisquer formas.

Lançado por aqui e VHS, DVD e Blu-ray.


Ficha técnica:
Sinopse: Os mortos-vivos dominaram a Terra, e apenas um pequeno número de humanos conseguiu resistir. Estes sobreviventes, entre eles soldados e cientistas, se refugiaram em um abrigo militar subterrâneo, mas a situação está cada vez mais crítica: o estoque de alimentos está baixando, e a munição e os medicamentos estão cada vez mais escassos. A sobrevivência dos humanos só poderá ser garantida se este grupo chegar até um local inacessível, descobrir como combater os mortos-vivos e enviá-los de volta para suas sepulturas. Uma das últimas esperanças pode estar nas pesquisas realizadas pelo excêntrico Doutor Logan, mas a tensão e o desespero entre os humanos crescem cada vez mais, e eles se entregam a uma terrível batalha pela vida. O resultado é o mais negro dos dias de horror que o mundo já conheceu.
Título no Brasil: Dia dos Mortos
Título Original: Day of the Dead
País de Origem: EUA
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 100 minutos
Ano de Lançamento: 1985
Direção: George A. Romero
Roteiro: George A. Romero
Lori Cardille... Dr. Sarah Bowman
Joseph Pilato...  Capitão Rhodes
Terry Alexander ... John
Jarlath Conroy ... William "Bill" McDermott
Anthony Dileo Jr. ... PVT. Miguel Salazar
Richard Liberdade ... Dr. Matthew "Frankenstein" Logan
Sherman Howard ... Zumbi Bub
Gary Howard Klar ...  Steele
Ralph Marrero ... Rickles
John Amplas ... Dr. Ted Fisher
Phillip G. Kellams como ... Moleiro
Taso N. STAVRAKIS ... Torrez
Gregory Nicotero ... Johnson

Faltam 3 dias.

Um comentário:

  1. Não sou muito fã do roteiro, mas esse talvez seja o filme mais bem dirigido do Romero (é, ao menos, o com os melhores efeitos visuais). Mas o que me fascina até hoje é a visão "científica" sobre os zumbis no sentido experimental do termo. O pior dos melhores do Romero, mas um bom filme ainda assim.

    ResponderExcluir