segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Re-Animator - 1985


A história de Herbert West, um Frankenstein moderno e tão obcecado por sua criação como o original. O roteiro é baseado na obra de H.P. Lovecraft com influências diretas do romance de Mary Sheley, e dirigido por Stuart Gordon, o maior especialista em adaptações do criador de Cthulhu. 

Esses requisitos já fazem de Re-Animator um clássico moderno, mas some a tudo isso o ótimo Jeffrey Combs completamente alucinado do papel de West e Barbara Crampton, musa de Gordon, no auge da beleza, com direito a nu frontal e tudo mais. Uma trilha sonora envolvente que lembra muito, mas muito mesmo, o clássico Psicose. E o clima oitentista de filmes que não se levam a sério e sabem divertir muito mais que qualquer um atual.

Assim é Re-Animator, na minha opinião o maior e melhor filme de Gordon, apesar de não desmerecer nenhum pouco Do Além, Castelo Maldito e Dagon. Em relação ao título talvez você já tenha se deparado com o  "A hora dos mortos vivos", pois como é costume por aqui, tudo tem que ganhar um um codinome, este foi o recebido por Re-Animator.

Tudo tem início na Universidade de Zurique, no Instituto para medicina onde o estudante Herbert West testa seu soro em um professor, mas algo sai muito errado, pois o efeito a que somos apresentados, é nada menos que os olhos do pobre homem inflando até estourar, em um efeito pra lá de gore. E o frio West quando interrogado simplesmente responde: "Eu lhe dei vida". Uhum, sei!

Após esta introdução, somos levados à Escola de Medicina de Massachussets onde somos apresentados ao mocinho Dan Cain, o típico estudante, aspirante a médico que não sabe lidar bem com a morte. Cursa uma boa faculdade, namora com uma guria linda, e logo será apresentado ao aluno transferido: West. Que por ironia do destino terá o novato como colega de quarto/casa.

Não demora muito até que West comece a testar seu soro milagroso, primeiramente no gato de Dan, e posteriormente em quem estiver pela frente, usando seu inocente colega em suas experiências macabras.

Se não bastasse West, temos um vilão no filme, o Dr. Carl Hill, que quer se apoderar do soro reanimador de mortos. Além se ver um velho bem tarado e nojento. Para se ter uma idéia ele protagoniza uma das cenas mais conhecidas de Re-Animator: Após perder a cabeça literalmente, Dr. Hill usando seu corpo, com a própria cabeça em uma forma alimentada por sangue, amarra Megan (Crampton) nua em uma maca e faz sexo oral nela. Isso, somente a cabeça do velho repugnante entre as pernocas da mocinha!!!

Aqui não temos os zumbis de maneira clássica, os mortos após despertos ficam bastante violentos e não será nada fácil vencê-los. Mas finalmente um roteiro original, e não o mais do mesmo, como sempre.

Essa que voz escreve, com cara de boba
perante o mestre Stuart Gordon
O filme teve duas continuações bem inferiores 'A noiva do Re-Animator' e 'Re-Animator Fase terminal' ambas dirigidas por Brian Yuzna, que aqui fazia vezes de produtor. Mas como o próprio Gordon disse, é preferível nem comentar sobre elas, com cara de desaprovação. Afinal ele mesmo gostaria de ter feito uma continuação para Re-Animator, mas ela não será mais possível. Afinal era necessário que o presidente Bush ainda estivesse no governo dos EUA, pelo que deu a entender o roteiro envolvia os presidenciavéis americanos reanimados.

Resumindo, Re-Animator é impagável e obrigatório a todos os fãs, de zumbis, de terror, de oitentistas, de gore, de trash. Um filme para todos os gostos!

Assista o filme completo clicando aqui. Apesar de estar com o título errado, a qualidade está razoável e legendado.


Ficha técnica:
Sinopse: A melhor adaptação de uma história de H.P.Lovecraft já feita até hoje. Ao estilo Frankenstein, Herbert West é um estudante de medicina que desenvolveu um reagente capaz de reanimar criaturas mortas. Ao lado de seu colega de quarto, Dan Cain, West precisa de corpos frescos para continuar suas experiências mórbida. Porém, seu professor, doutor Carl Hill, tem planos de conseguir os créditos da descoberta só para ele..isso se conseguir manter a cabeça sobre o corpo até o final do filme.
Título no Brasil: Re-Animator – A hora dos mortos vivos
Título Original: Re-Animator
País de Origem: EUA
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 86 minutos
Ano de Lançamento: 1985
Estúdio/Distrib.: Cult Classic Filmes
Direção: Stuart Gordon
Roteiro: Dennis Paoli, Stuart Gordon, William Norris
Baseado na obra de H.P. Lovecraft
Produção: Bob Greenberg, Brian Yuzna
Elenco:
Jeffrey Combs ... Herbert West
Bruce Abbott ... Daniel 'Dan' Cain
Barbara Crampton ... Megan Halsey
David Gale ... Dr. Carl Hill
Robert Sampson ... Dean Alan Halsey
Gerry Black ... Mace (Miskatonic security guard)
Carolyn Purdy-Gordon ... Dr. Harrod
Peter Kent ... Melvin the Re-Animated
Barbara Pieters ... Nurse
Ian Patrick Williams ... Swiss professor
Bunny Summers ... Swiss doctor
Al Berry ... Dr. Gruber
Derek Pendleton ... Swiss policeman #1
Gene Scherer ... Swiss policeman #2
James Ellis ... Psycho Ward guard #1
James Earl Cathay ... Psycho Ward guard #2
Annyce Holzman ... E-R patient corpse
Velvet Debois ... Slit wrist girl corpse
Lawrence Lowe ... Failed operation corpse
Robert Holcomb ... Motorcycle accident corpse
Mike Filloon ... Facial bullet wound corpse
Greg Reid ... One-armed man corpse
Jack Draheim ... Tall skinny guy corpse
Robert Pitzele ... Bald O-R corpse
Kim Deitch ... Bald doctor
Greg Robbins ... Hospital Patient


Faltam 5 dias.

3 comentários:

  1. Um dos meus favoritos, divertido de uma forma que os filmes nunca mais voltarão a ser.

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Viram o filme novo do Jeffrey Combs? Aquele com o nome nada oportunista: Night Of The Living Dead: Re-Animation.
    Não vi, mas pelo que eu li a respeito, parece ser uma bomba gigantesca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bá, é aquele em 3d, né?
      Infelizmente ou felizmente, ainda não tive a oportunidade e coragem para vê-lo.
      Mas pelas informações que recebi, parece ser mesmo um lixo.

      Excluir