domingo, 2 de dezembro de 2012

Todo mundo quase morto (Shaun of the Dead) - 2004


O interessantíssimo filme britânico, com uma boa história, personagens cativantes e fortíssima crítica, mas que simplesmente vem com a chamada de "Sátira Imperdível de Madrugada dos Mortos".

Como assim? Se Madrugada é de 2004, e Shaun of the Dead também, como o segundo pode ser sátira do primeiro? Tem algo muito estranho por aí. Além disso, o dvd traz uma chamada no mínimo estranha: "Uma comédia romântica. Com zumbis." Como se Shaun fosse somente isso, mas tenha certeza ele é mais, muito mais.

Até o título é uma espécie de crítica, chamando nosso herói de Shaun dos Mortos, ou que poderíamos interpretar que ele é um exemplo de morto de tão apático. Porém, foi intitulado por aqui como 'Todo mundo quase morto,' certamente para entrar no clima das besteiras idiotas da série 'Todo mundo em pânico'.

É claro que todos esses pontos não passam de marketing, afinal é muito mais fácil vender uma comédia romântica boba que um bom filme de zumbis, ainda mais não sendo americano.

Apesar de todos esses erros que podem acabar atingindo o público errado e não chegar aos fãs de horror, tenha certeza que Shaun é um filme que ficará na sua cabeça por um bom tempo. A história é bastante parecida com aquela que já vimos inúmeras vez, mas a maneira como é contada por aqui, a faz muito interessante.

Shaun é um perdedor, tem um trabalho mediócre, está perdendo a namorada, mora com os amigos sangue-sugas, entre outras coisitas mais. Mas um belo dia tudo muda, quando Zumbis estão por toda parte. 

É muito legal analisar o primeiro contato de Shaun com os mortos, pois ele nem mesmo os percebe. Sai de casa, anda pelas ruas, vai ao mercado e não tem a capacidade de olhar ao seu redor, ver que várias coisas haviam mudado, afinal as pessoas estão mortas, e ele nem se dá conta. Uma incrível crítica à rotina que nos cerca. Quantos de nós olham para o lado, para ver se algo está diferente, se o seu vizinho continua vivo? Assim é Shaun, um cara condicionado a mesmice, que nem se percebe mais.

É claro que em determinado momento Shaun vai se obrigar a lutar contra os mortos, vai tentar juntar as pessoas que ama e procurar abrigo em seu bar favorito afim de tomar algumas cervejas. Temos a mesma premissa já contada diversas vezes, os sobreviventes conseguem entrar no tal bar e vão defender-se dos mortos, a diferença é que temos ótimas piadas ao longo do filme juntamente com uma boa dose de sangue. A maquiagem não é lá essas coisas, mas engana bem. E temos sim romance no filme, mas isso fica a teu critério analisar se é positivo ou negativo.

Outro ponto interessante no filme é a certeza que os realizadores são fãs das obras clássicas do gênero, em vários momentos podemos observar referências a trilogia de Romero. Isso também chamou a atenção do pai dos mortos que  convidou os atores principais de Shaun para atuar em Terra dos Mortos. Eles interpretam zumbis acorrentados, na cena onde Asia Argento luta.

Certamente Shaun é uma boa pedida, principalmente para aqueles dias em que você não está afim de um filme sério. Tenha certeza que dará boas risadas, completada com sangue escorrendo na tela, e é claro, ZUMBIS!


-->
Ficha técnica:
Sinopse: Shaun é um derrotado. Ninguém gosta dele. Parentes, namorada, colegas de trabalho, todos o desprezam. Nada poderia ser pior em sua vida. o que já era ruim fica ainda mais alucinante quando Shaun se vê repentinamente obrigado a liderar um grupo de desesperados sobreviventes, que foge de um aterrorizador bando de mortos-vivos. Entre sangue jorrando, tripas de fora e zumbis devoradores de pessoas, Shaun ainda encontra tempo para o amor .
Título no Brasil: Todo Mundo Quase Morto
Título Original: Shaun of the Dead
País de Origem: Inglaterra
Gênero: Comédia
Classificação etária: 18 anos
Tempo de Duração: 99 minutos
Ano de Lançamento: 2004
Estúdio/Distrib.: Universal Pictures
Direção: Edgar Wright
Roteiro: Simon Pegg e Edgar Wrigth
Elenco
Simon Pegg .... Shaun
Kate Ashfield .... Liz
Nick Frost .... Ed
Lucy Davis .... Dianne
Dylan Moran .... David
Nicola Cunningham .... Mary
Keir Mills .... Clubber 1
Matt Jaynes .... Clubber 2
Gavin Ferguson .... Football Kid
Peter Serafinowicz .... Pete
Horton Jupiter .... Homeless Man
Tim Baggaley .... The Usher
Arvind Doshi .... Nelson
Rafe Spall .... Noel
Sonnell Dadral .... Danny


Faltam 6 dias.

Um comentário:

  1. Obra-prima total. É incrível como funciona tanto como paródia de filmes de zumbi, com o um filme de zumbi tradicional, hahaha.

    ResponderExcluir