quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Pânico (Scream) - 1996


Na verdade eu nunca gostei desse filme, acho que assisti lá por 1997, quando estava na quinta série, era assim que se chamava o ensino fundamental no meu tempo, mas a verdade é que não gostei. Não sei bem o porquê, mas o filme não mexeu comigo, talvez porque as guriazinhas da turma ficassem falando do quanto os atores eram bonitos, mas a verdade é que eu estava mais interessada em escrever contos de vampiros e seduzida pelo Bela Lugosi.

  
Passados então alguns anos, resolvi comprar o box com a quadrilogia do Pânico, afinal é um Wes Craven e por isso merecedor de estar em minha coleção. Então ontem assisti novamente Pânico, e devo dizer que assisti livre de preconceitos, simplesmente liguei a TV e tentei curtir o filme. Tal foi a minha surpresa que é possível sim, divertir-se assistindo o tal clássico do terror moderno, como alguns intitulam por aí.

A história é basicamente a mesma de qualquer slasher que se preste: "Assassino mascarado, matando jovens desprovidos de inteligência, com os hormônios a flor da pele".

O filme inicia com Drew Barrymore sozinha em casa, quando o telefone toca. Ao atender, a sexy voz convida- para um jogo (Alô! Jogos Mortais cadê a originalidade?) baseado em perguntas sobre filmes de terror. É claro que a loira clichê não será muito bem sucedida em suas respostas e acabará na faca do assassino, numa atuação digna de "Scream Queen B". E eu não considero esse parágrafo spoiler, pois se você já viu dois slashers, sabe que isso sempre acontece.

  
Passado o primeiro duplo assassinato, somos apresentados a mocinha protagonista Sidney Prescott (Neve Campbell). Uma pobre garota que há pouco tempo perdeu sua mãe, vítima de um homicídio brutal e que logo será perseguida pelo tal Ghostface, (não, não é uma máscara com a cara do Patrick Swayze, mas até seria legal se fosse).

Durante os 111 minutos de filme prepare-se para ver algumas, porém poucas mortes bobas e divertidas. A Monica do Friends bancando a jornalista gostosa que faz tudo pela matéria. Fãs de filmes de terror mostrados como retardados. Uma Rose McGowan loira muito antes de substituir sua perna por uma metralhadora. Todos misturados em um  roteiro interessante, com um final bem bolado.



O legal de Pânico são as referências. Todo o filme é baseado em outros filmes de terror, por isso é interessante procurar as citações tanto as jogadas na tua cara, como as mais ocultas. Por exemplo, ver uma personagem de relance e voltar a "fita" para ter certeza que Linda Blair faz uma ponta não creditada como repórter. Ou em outro caso, onde não teria necessidade de comentar que o zelador com sua típica blusa natalina listrada em vermelha e verde não é o Freddy Krueger.


Porém, Wes Craves se preocupou tanto em mostrar que ele e John Carpenter são os mestres do terror que em certo momento isso chega quase a cansar. Outro ponto negativo, na minha humilde opinião, é a ambiguidade da coisa, que não define se realmente quem assistiu filmes de terror demais vai começar a matar ou se isso simplesmente é mais uma parte cômica, já que a mídia sempre presume que são os filmes que tornam as pessoas violentas. Teremos nós leitores, motivos para começar a se tratar?

  
E apesar da chatice de sermos lembrados há todo momento que aquilo não é um filme e sim a vida real. Não dá para considerar um clássico, mas bem longe disso, Pânico cumpre sua promessa de divertimento e sangue!

  
Ah! E em relação aos atores bonitos do filme, continuo achando o Bela Lugosi muito, muito mais atraente.


Ficha técnica:
Sinopse: Sidney Prescott (Neve Campbell) começa a desconfiar que a morte de dois estudantes está relacionada com o falecimento da sua mãe, há cerca de um ano. Enquanto isso, os jovens da pacata cidadezinha começam a receber ligações de um maníaco que faz perguntas sobre filmes de horror. Quem erra, morre. As perguntas seguem uma lógica que será desvendada numa grande festa escolar. 
Título no Brasil: Pânico
Título Original: Scream
País de Origem: EUA
Gênero: Terror
Duração: 111 minutos
Lançamento: 31 de janeiro de 1997
Direção: Wes Craven
Produção: Cathy Konrad, Cary Woods
Roteiro:Kevin Williamson
Elenco:
Neve Campbell ... Sidney Prescott.
Courteney Cox ... Gale Weathers.
David Arquette ... Dwight "Dewey" Riley.
Drew Barrymore ... Casey Becker.
Matthew Lillard ... Stuart "Stu" Macher.
Rose McGowan ... Tatum Riley.
Skeet Ulrich ... Billy Loomis.
Jamie Kennedy ... Randy Meeks.
W. Earl Brown ... Kenny.
Liev Schreiber ... Cotton Weary.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário