terça-feira, 18 de março de 2014

O Pássaro das Plumas de Cristal (L'uccello dalle Piume di Cristallo) - 1970




Bom, Dario Argento é um dos meus diretores favoritos, se não O Favorito. 
O mestre do Giallo, dos assassinos de luvas pretas com suas afiadas navalhas, matando inocentes mulheres da maneira mais violenta possível. Pessoas comuns investigando e atraindo para si o assassino. Os closes de desespero, os minuciosos detalhes. Uma trama inteligente com um roteiro sempre surpreendente – e não pense que os finais imprevisíveis são características atuais. Tudo isso faz um Giallo. 

O Pássaro... é o primeiro filme de Argento e já mostra a que o diretor veio.

O filme tem início com o escritor americano Sam Dalmas na Itália, prestes a voltar ao seu país de origem, quando testemunha uma tentativa de homicídio.  Como o próprio local sugere, uma galeria de arte, Argento consegue compor uma espécie de quadro. Em uma cena angustiante e belíssima, é impossível não associar estar assistindo a uma vitrine de assassinato.

O que mais chama a atenção é que em alguns filmes de Argento toda a trama poderia ser solucionada logo nos primeiros frames, mas é tão bem conduzido, que o óbvio se torna questionável. 

Ao longo do filme vamos acompanhar o escritor, impedido de retornar ao lar, fazendo o trabalho da polícia, investigando os assassinatos que não param de acontecer. Sendo ameaçado e perseguido pelo assassino vestido de couro. Até a culminância do final jamais imaginado. 

Quem conhece outros trabalhos do diretor, vai perceber que aqui ele criou todo o padrão de Giallo que seguiria em seus próximos filmes. Nos mesmos moldes, o perfeito Profondo Rosso, segue basicamente a mesma ideia, inclusive com alguns personagens bastante similares.

Este é o filme que inicia a conhecida 'Trilogia dos Animais' de Argento, seguido por O gato de Nove Caudas (1971) e finalizado por Quatro Moscas no Veludo Cinza (1971). E antes que você se pergunte, os nomes têm sim relação com os filmes, tanto que neste, apesar da singela participação do tal pássaro de cristal, ele é de essencial importância para a solução dos assassinatos.

Infelizmente a edição nacional em dvd, cara e pobre da Silver Screen, peca ao anunciar que o filme possui áudio original em italiano, sendo que a única opção que se encontra é a dublada em inglês. Lamentável.

E para quem acha antológica a cena do banheiro do Iluminado (1980), não quero dizer nada, mas acho que Stanley Kubrick andou assistindo este Argento. Espia lá, e tenta não associar! ;)



Ficha técnica:
Sinopse: 
O escritor americano Sam Dalmas (Tony Musante), que vive em Roma, testemunha uma bela mulher sendo atacada por uma figura misteriosa - provavelmente a responsável por vários assassinatos que estão acontecendo na cidade. Como a polícia não resolve o caso, ele parte para investigar os crimes por conta própria. 
Título no Brasil: O Pássaro das Plumas de Cristal
Título original: L'uccello dalle Piume di Cristallo
País de origem: Itália / Alemanha
Gênero: Suspense, terror
Duração: 91 min (dvd nacional)
Lançamento: 19 de Fevereiro de 1970 ( Mundial )
Direção: Dario Argento
Roteiro:  Dario Argento, Bryan Edgar Wallace
Música: Ennio Morricone
Elenco (por ordem alfabética):
Annamaria Spogli... Sandra Roversi, 3rd Victima
Bruno Erba... Police Detective
Carla Mancini... Girl watching TV
Dario Argento... Murderer's Hands
Enrico Maria Salerno... Inspector Morosini
Eva Renzi... Monica Ranieri
Fulvio Mingozzi... Police Detective
Gildo Di Marco... Garullo
Giovanni Di Benedetto... Professor Rinaldi
Giuseppe Castellano... Monti
Karen Valenti... Tina, 5th Victim
Maria Tedeschi... Old Lady in Fog
Mario Adorf... Berto Consalvi
Omar Bonaro... Police Detective
Pino Patti... Faiena
Reggie Nalder... Needles, Yellow Jacket Assassin
Renato Romano... Professor Carlo Dover
Rosita Torosh... 4th Victim
Suzy Kendall... Julia
Tony Musante... Sam Dalmas
Umberto Raho... Alberto Ranieri
Werner Peters... Antique Dealer

5 comentários:

  1. Muito foda seu site e post mais foda ainda!. Sempre ouvi falar deste diretor porem nunca parei pra assistir suas obras, tai um bom começo. Vamos sair um pouco dos padroes hollywoodanos.

    Parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Dario Argento vale muito a pena,
      mas recomento, se é um iniciante em sua filmografia, fique com os até os anos 80. ;)
      Obrigada e volte sempre!
      Abraços

      Excluir
  2. Não sei de onde vcs tiraram que os filmes do Argento são de terror(e por que consta em blogs de terror). Giallo é filme italiano POLICIAL. Eu só gosto de terror.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giallo é filme de SUSPENSE policial. Filmes policiais são outro gênero, o poliziesco, há algumas diferenças cruciais como quem faz a investigação e etc.

      Excluir
  3. olá, sou o Mr. Devil e estou deixando aqui o link do meu blog.. abrange temas de música e horror ao mesmo tempo, eu agradeço a sua compreensão:
    http://devilhorror.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir