terça-feira, 27 de novembro de 2012

A maldição dos mortos-vivos (The Serpent and the Rainbow) - 1987


Dos 30 filmes que apareceram e ainda irão dar as caras por aqui, apenas três tratam do tema zumbis = vodu, são eles: Epidemia de Zumbis, Zumbi Branco e este A maldição dos Mortos-Vivos, que por sinal recebeu um péssimo título por aqui. A tradução literal seria algo como A serpente e o arco-íris, que certamente teria muito mais a ver com o clima do filme, e não soaria tão enganoso.

The Serpent and the Rainbow é um filme espetacular, dirigido pelo mestre do terror Wes Craven, uma pequena pérola pós A hora do pesadelo e pré Pânico.

O filme mostra de uma maneira muito crua a face da magia negra praticada no Haiti, através da história do antropólogo americano Dennis Alan que viaja em busca do pó zumbi, que tem poder de ressuscitar os mortos. O filme é baseado em fatos reais vividos por Wade Davis, aqui representado por Bill Pulman.

Em sua jornada pelo Haiti, Dennis se mete em diversas aventuras, como diria o narrador da Sessão da Tarde, mas aqui não se tratam de aventuras muito divertidas. Ele se envolve com pessoas poderosas, tanto do governo como do vodu colocando em risco sua própria vida

Apesar de ter efeitos bastante datados e até mesmo risíveis para nossa época, The Serpent.. é um filme muito bem construído, com cenas chocantes e muito bem interpretadas pelo jovem Bill Pullman, na pele de Dennis.

Como se trata de zumbis haitianos, não espere uma horda cambaleante. Mas nos pesadelos entorpecidos de Dennis, você será apresentado à uma noiva que não esquecerá tão facilmente.


Ficha técnica: 
Sinopse: Wes Craven (A Nightmare On Elm Street) dirige esta aterradora história sobre a jornada macabra de um homem ao mundo misterioso da magia negra. Um antropólogo de Harvard é enviado ao Haiti para recuperar um estranho pó que dizem ter o poder de ressuscitar seres humanos. Na busca pela droga milagrosa, o cético cientista adentra o submundo oculto dos zumbis, dos rituais sangrentos e das maldições remotas. Baseado na experiência real de Wade Davis e filmado no Haiti, o filme retrata uma pavorosa excursão ao universo da magia e do sobrenatural.
Título no Brasil: A Maldição dos Mortos-Vivos
Título Original: The Serpent and the Rainbow
País de Origem: EUA
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 94 minutos
Ano: 1987
Estúdio/Distrib.: Universal Home Video
Direção: Wes Craven
Elenco
Bill Pullman ... Dennis Alan
Cathy Tyson ... Marielle Duchamp
Zakes Mokae ... Dargent Peytraud
Paul Winfield ... Lucien Celine
Brent Jennings ... Louis Mozart
Conrad Roberts ... Christophe
Badja Djola ... Gaston
Theresa Merritt ... Simone
Michael Gough ... Schoonbacher
Paul Guilfoyle ... Andrew Cassedy
Dey ... Sra. Cassedy
Aleta Mitchell ... Celestine
William Newman ... French Missionary Doctor
Jaime Pina Gautier ... Julio
Evencio Mosquera Slaco ... Old Shaman
Kimberleigh Aarn ... Margrite


Faltam 11 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário