quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A Noite dos Mortos Vivos (The Night of the Living Dead) - 1990


Particularmente eu não gosto de remakes, na verdade vou confessar que tenho um certo preconceito com eles. Apesar que desta vez tenho que dar o braço a torcer e admitir que o filme de hoje é uma obra prima. Na verdade a Noite dos Mortos Vivos de 90 é uma real homenagem ao original, a Noite.. de 68, com grande participação dos realizadores originais juntamente com o mestre mor da maquiagem: Tom Savini.

A noite de 90 é um filme bastante especial para mim, pois pude vê-lo há muito tempo atrás na band, antes mesmo de passar no saudoso Cine Trash, na época era apenas uma criança, mas o filme me marcou de tal maneira, que posso ter visto-o diversas vezes, mas a que me lembro ainda é essa primeira. 

Os reais apreciadores do cinema de terror hão de concordar comigo, quando você vê muitos filmes chega a um ponto que nada mais assusta, é claro que alguns impressionam por este ou aquele motivo, mas fazer o sangue gelar isso é mérito de pouquíssimos. No meu caso posso citar apenas dois filmes que tiveram o tal efeito de gelar o sangue: O Exorcista e este A Noite dos Mortos-Vivos  de 90. Certamente não terão o mesmo efeito no público CGI de hoje, talvez eu fosse muito nova, mas posso dizer que a Regan ficou umas três noites deitada na minha cama e o Ben apareceu na minha porta em uma tal Noite...

Mas voltando ao filme, porque isso não é um "Querido diário...", A Noite de 90 começa praticamente igual a de 68, Bárbara e o irmão visitam um cemitério e logo, na primeira seqüência temos o ataque de mortos cambaleantes. Que  assassinam o irmão e fazem a mocinha, o caso Bárbara, correr procurando abrigo. A frase "They're coming to get you, Barbra" marca registrada da Noite está presente aqui também, com a mesma ênfase.

O resto você já sabe, Bárbara encontra uma casa e juntamente com outros sobreviventes vão tentar manter-se vivos durante aquela noite. E como se a legião de zumbis que atacam por todos os lados não fosse suficiente, temos conflitos entre os abrigados, e um dos caras mais chatos de todos os tempos.

Savini e uma filha
A noite de 1990 conseguiu o que poucos remakes conseguem: contar a mesma história, inovando-a, porém sem perder a obra original. Savini não precisou dar velocidade aos mortos para que parecessem assustadores. Não precisou inventar personagens desnecessários, alterou um pouco a personalidade deles sim, mas como se eles tivessem subido de nível. Temos aqui uma Bárbara muito mais macha, que toma uma das decisões que mais aplaudi vendo um filme. Eta moça corajosa!

Savini é colaborador de longa data de Romero, fez a maquiagem e atuou em Martin, Despertar dos Mortos, Cavaleiros da Noite, entre outros. Maquiador profissional, entre os seus trabalhos, um dos que mais me agrada é a quarta parte da série Sexta-feira 13. Savini dirigiu esta refilmagem e algo que muito foi melhorado é a maquiagem dos zumbis.

Este é o representante máximo dos mortos-vivos na década de 90, onde filmes do nosso amado sub-gênero são tão escassos. A trilha funciona muitíssimo bem, as atuações são convincentes, o Ben está perfeito, há sangue de sobra e um final um pouco mais feliz, enfim, um clássico absoluto.

Para quem curte, uma palavra: Obrigatório!!!


Ficha técnica:
-->
Sinopse:
É uma nova noite para o terror... e um novo amanhecer para os filmes de horror quando o gênio dos efeitos especiais Tom Savini (criador das espetaculares maquiagens de Sexta-Feira 13 e Creepshow traz a moderna tecnologia para esta vibrante refilmagem do clássico cult de 1968 de George A. Romero.
Sete estranhos ficam presos em uma isolada casa de fazenda enquanto zumbis canibais - despertados da morte por um teste radioativo no espaço - promovem um incansável ataque, matando (e comendo) qualquer um em seu caminho. Um clássico para os anos 90: visual repulsivo e mais aterrorizante do que nunca!
Título no Brasil: A Noite dos Mortos Vivos
Título Original: Night of the Living Dead
País de Origem: EUA
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 92 minutos
Ano de Lançamento: 1990
Estúdio/Distrib.: Sony Pictures
Direção: Tom Savini
Roteiro: George A. Romero e John A. Russo
Roteiro Adaptado da Peça de 1968: John A. Russo e George A. Romero
Produção: Christine Forrest, Menahem Golan e Russell Streiner.
Trilha Sonora: Paul McCollough
Fotografia: Frank Prinzi
Edição: Tom Dubensky
Direção de Arte: James C. Feng
Figurinos: Barbara Anderson
Elenco
Tony Todd ... Ben
Patricia Tallman ... Barbara
Tom Towles ... Harry Cooper
McKee Anderson ... Helen Cooper
William Butler ... Tom
Katie Finneran ... Judy Rose
Bill Moseley ... Johnnie
Heather Mazur ... Sarah Cooper
David W. Butler ... Hondo
Zachary Mott ... Bulldog
Pat Reese ... The Mourner
William Cameron ... The Newsman
Pat Logan ... Uncle Rege


Faltam 10 dias.




Um comentário:

  1. Vou fazer uma confissão: eu aprecio o "Noite dos Mortos-Vivos" original pelo seu pioneirismo, pela sua relevância, importância, baixo orçamento, etc, etc. Mas em termos de filme como obra isolada, ignorando seu legado, acho o remake do Savini infinitamente superior, mesmo. A fala final da personagem da Barbara já dá uma relevância "filosófica" para a obra que supera em muito as intenções originais do Romero (mesmo que, em termos de "crítica social", esse "Noite dos Mortos-Vivos" fique bem aquém do "Despertar dos Mortos" que, conhenhamos, é o único filme do gênero que pode ser considerado uma obra-prima).

    ResponderExcluir