quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Madrugada dos Mortos (Dawn of the dead) - 2004


Vem aí os zumbis maratonistas. Vocês estão prontos?

Na última década as ideias estão escassas, o que vemos no cinema não passam de remakes. Filmes clássicos, orientais e outros tantos menores e descartáveis filmados com intuito de atualizá-los e inová-los, na realidade não acrescentando nada e muitas vezes estragando a obra original.

É claro que os clássicos filmes de zumbis não ficariam de fora desta onda. Na verdade em 1990, quando os remakes ainda não eram moda A noite dos mortos-vivos também foi refilmado por Tom Savini, em uma real homenagem ao mestre Romero.

Indo diretamente ao ano de 2004 temos o remake Despertar dos mortos de 1978, o filme em questão é Madrugada dos Mortos, que infelizmente tenho que admitir, é uma boa refilmagem.

Madrugada traz muito do clima sujo e sangrento dos filmes dos anos 70. Em vários momentos lembra filmes de baixo orçamento e muitas partes gráficas, algo esquecido em tempos que CGI resolve tudo.

Tudo começa com Ana, a protagonista, saindo do hospital que trabalha, indo para casa em busca de uma noite tranquila junto com seu marido. Pela manhã, ou madrugada como o título sugere, Ana é acordada pela vizinha, uma garotinha em tormo dos sete anos que morde seu marido. Aqui percebemos que não teremos os zumbis cambaleantes de Romero, pois a menina corre como uma louca e em questão de poucos minutos após mordido o marido de Ana vira um morto-vivo que faz de tudo para matá-la.

Ao sair de casa Ana depara-se com o verdadeiro caos, os vizinhos a rejeitam e atacam e em sua fuga desesperada vemos realmente os mortos tomando a terra. Entram os créditos iniciais sob uma trilha sonora impressionante, que simplesmente consegue prescrever o fim do mundo.

Como no original Ana e outros sobreviventes se isolam em um shopping onde não demora muito aos mortos aparecerem. Aqui o ritmo é totalmente diferente do original o que funciona muito bem. Não temos muitas cenas desnecessárias e conflitos entre os personagens não faltam.

Os zumbis maratonistas como disse no início são bastante assustadores, mas assemelham-se muito aos loucos de Extermínio, que não considero mortos-vivos, pelo fato de não terem morrido antes.

Se você gosta dos clássicos deve sim olhar Madrugada, pois atualiza o gênero além de homenageá-los, é responsável pelo novo fôlego que deu aos mortos - haha.

Outro conselho, assista até o final dos créditos para ver o desfecho dos personagens. Além disso, vale muito a pena conferir os extras do dvd lançado por aqui, como o intitulado a "A fita perdida", que mostra os acontecimentos com o cara lá da loja de armas.



Ficha técnica:
Sinopse:
Após mais um dia cansativo de trabalho, tudo que Ana quer é tomar um banho ao lado do marido e dormir. Mas nas primeiras horas da manhã, ela é violentamente atacada por uma legião de mortos vivos e se descobre num pesadelo real: o mundo inteiro está tomado por zumbis. Em um fuga desesperada, Ana se une a um pequeno grupo de sobreviventes, que se refugiam num shopping center enquanto o mundo lá fora se transforma literalmente no inferno.
Título no Brasil: Madrugada dos Mortos
Título original: Dawn of the Dead
País de origem: EUA
Gênero: terror
Duração: 109 minutos
Ano do lançamento: 2004
Direção: Zack Snyder.
Roteiro: James Gunn, baseado em roteiro de George A. Romero.
Produção: Marc Abraham, Eric Newman e Richard P. Rubinstein.
Fotografia: Matthew F. Leonetti.
Edição: Niven Howie.
Música: Tyler Bates.
Elenco:
Sarah Polley... Ana
Ving Rhames... Kenneth
Jake Weber... Michael
Mekhi Phifer... Andre
Ty Burrell... Steve
Michael Kelly... CJ
Kevin Zegers... Terry
Michael Barry... Bart
Lindy Booth... Nicole
Jayne Eastwood... Norma
Boyd Banks... Tucker
Inna Korobkina... Luda
R.D. Reid... Glen
Kim Poirier... Monica
Matt Frewer... Frank
Ken Foree... Evangélico
Tom Savini... Xerife
Scott H. Reiniger... General



Faltam 23 dias.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário