terça-feira, 20 de novembro de 2012

O lago dos Zumbis (Le lac des morts vivants) - 1981


Aqui está o representante francês em nossa maratona de mortos-vivos

Lago dos Zumbis é um filme estranho, realmente não encontrei outro adjetivo para descrevê-lo.

Mas afinal, o que achar de uma história mais ou menos assim:

Durante a II Guerra Mundial um grupo de soldados invade um pequeno povoado na França. Durante um ataque um dos soldados salva uma moça da comunidade. Muito grata a moça apaixona-se pelo soldado e deste romance nasce uma filha. Os homens da cidade fazem uma esboscada e matam todos os soldados, jogando seus corpos em uma açude, opa, lago perto dali. Mas o lago meio amaldiçoado é claro, caso contrário não seria um filme de gênero, mantêm os soldados vivos em forma de Zumbis, que às vezes levantam-se para atacar pessoas do mesmo povoado.
Neste ponto é impossível não comentar um pouquinho dos zumbis que vemos em tela, pense em pessoas vestindo uniformes de guerra, alguns até com seus capacetes com a cara pintada de verde. Como muitas tomadas são feitas em baixo d'água vemos váriaaass falhas na maquiagem, além das mãos muitas vezes serem esquecidas.

Outra aspecto que não há como deixar de comentar é a nudez gratuita presente em todo o filme, como na maioria das produções da época. Para se ter uma ideia, logo na primeira e longa cena temos um belo nu frontal. E não para por aí, é dificílimo ver alguém, ou alguma se preferir, se aproximando do tal lago vestido, para delírio de muitos marmanjos e também dos zumbis tarados, que adoram ver mocinhas peladas por baixo da água.

Além do mais, os zumbis guardam lembranças de sua vida anterior, disputam a soco a liderança do pelotão e nos mostra uma das cenas mais constrangedoras vividas por um morto, que passeia calmamente de mãos dadas com sua filha viva!!! Só vendo pra acreditar.


Lançado recentemente no Brasil na coleção de dvds Clássicos do Terror, juntamente com "Oásis de Zumbis", de Jess Franco, Lago é com certeza a maior contribuição que a Eurociné deu aos fãs dos queridos mortos-vivos.



Ficha técnica:
 
Sinopse: Em uma pequena aldeia, em algum lugar na França, mulheres jovens estão desaparecendo dem deixar rastro. Moradores locais superticiosos culpam "O lago dos fantasmas", por causa do seu passado assombrado, mas o prefeito da cidade (Howard Vermon) parece relutante ou incapaz de tomar qualquer ação. Quando uma nona vítima é encontrada morta perto do lago, com sua garganta arrancada, um repórter de Paris chega à cidade e descobre que durante a segunda guerra mundial soldados alemães foram mortos e jogados no lago pela Resistência, mas não imaginavam que eles estavam de volta como mortos vivos.
Título no Brasil: O Lago dos Zumbis
Título Original: Le lac des morts vivants
País de Origem: França / Espanha
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 90 minutos
Ano de Lançamento: 1981
Direção: Jean Rollin como J.A. Lazer
Elenco
Howard Vernon ... The Mayor
Pierre-Marie Escourrou ... German Soldier
Anouchka ... Helena
Antonio Mayans ... Morane
Nadine Pascal ... Helena's Mother
Youri Radionow ... Chanac
Bertrand Altmann
Gilda Arancio ... Blonde Girl Swimmer
Marcia Sharif ... Katya
Yvonne Dany
Jean Rene Bleu
Jean Rollin ... Stiltz
Edmond Besnard ... Promizoulin
René Douglas
Julián Esteban
Alain Petit
Jean Roville
Claude Sendron


Faltam 18 dias
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário