sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Epidemia de Zumbis (The Plague of the Zombies) - 1966


Epidemia de Zumbis tem o mérito de ser um dos poucos filmes que tratam do tema zumbis antes da influência de George A. Romero. Além disso, Epidemia é da Produtora Hammer Filmes quer mais clássico que isso? 

Vemos certas influências de White Zombie aqui, como por exemplo, os mortos serem acordados por vodu. Porém, as cores deram grande vivacidade ao tema, nos mostrando a magia negra da forma mais sangrenta e obscura possível.

Em um vilarejo vitoriano, especialidade master da Hammer, um médico tenta solucionar casos de óbito dos aldeões sem muito sucesso, recorrendo a ajuda de um ex professor, que juntamente com sua filha vem para aldeia. Ambos passam a suspeitar que um rico, dono de uma mina, possa estar envolvido com magia negra e ser o responsável pelas misteriosas mortes.

Não nos faltam pontos positivos em Epidemia. Como em todos os filmes da Hammer temos belas paisagens e lindas mulheres, além do clima gótico e sombrio, marca registrada da produtora inglesa.

Porém aqui os mortos são meros coadjuvantes, peças de xadrez movidas pala ganância do Feiticeiro, dá para sentir pena dos zumbis, meras vítimas de trabalho escravo! Se a moda pega... Já eram as leis trabalhistas - hahaha. Ah! E não se baseie muito pela sinopse, tá um pouquinho exagerada a coisa do "milhares de mortos".

Além disso, temos uma maquiagem muito bem feita, especialmente se considerarmos a época do filme,  vemos a evolução da decomposição entre mortos recentes e os mais pútridos, copiadas tantas outras vezes, que até hoje alguns realizadores se julgam originais, fazendo o que Epidemia fez há quase 50 anos atrás. É claro que não temos o gore ao qual estamos acostumados aos filmes do gênero, mas saiba que terá direito até uma cena de decapitação.

Talvez Epidemia não agrade a todos os públicos pois a narrativa ocorre de forma lenta em ritmo de clássico.  Agora, é obrigatório a quem gosta da Produtora Hammer e para quem quiser saber como os zumbis eram antes da tal Noite...



Ficha técnica:
Sinopse: Uma estranha epidemia de proporções gigantescas toma conta do território inglês. Milhares de mortos estão levantando de suas tumbas e aterrorizando o mundo dos vivos. Dr. Peter Thompson (Brook Williams), com a ajuda de seu mestre, Sir James Forbes (André Morell), está tentando controlar a terrível praga. Suas investigações os levarão a uma horrível descoberta. Um dos mais horripilantes filmes produzidos pela Hammer em sua versão original sem cortes.
Título no Brasil: Epidemia de Zumbis
Título original: The Plague of the Zombies
País de origem: Inglaterra
Gênero: Horror
Duração: 90 minutos
Ano de lançamento: 1966
Direção: John Gilling
Produção: Anthony Nelson Keys
Roteiro: Peter Bryan
Elenco:
André Morell - Sir James Forbes
Diane Clare - Sylvia Forbes
Brook Williams - Dr. Peter Tompson
Jacqueline Pearce - Alice Mary Tompson
John Carson - Clive Hamilton
Alexander Davion - Denver
Michael Ripper - Sargento Jack Swift
Marcus Hammond - Tom Martinus
Dennis Chinnery - Constable Christian
Louis Mahoney – Servente

Lançado em dvd no Brasil pala Works Dvd, Selo: Dark Side



Faltam 22 dias.




Um comentário: