segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Zombi 3 - 1988



A loucura sem noção de Fulci e Mattei.

Sabe aquele ruim, mas tão ruim, que faz uma volta completa e acaba se tornando divertido? Bom, talvez não  um bom filme e nem mesmo um filme divertido para todos os públicos, mas fãs das tosqueiras trash ,com certeza vão se deliciar assistindo a coisa absurda e ridícula concebida por Fulci e realizada por Mattei, ou vice versa.

Antes de qualquer coisa é importante sabermos onde estão os Zombi 1 e consequentemente o 2, para termos esta terceira parte. 

Quando em 1978 Romero lançou o simplesmente perfeito Despertar dos Mortos, o mesmo foi lançado em diversos países com o nome de Zombi, inclusive aqui no Brasil. Pois quando criança sempre ouvi falar do tal Zombi por meu pai, que pode vê-lo no cinema. Somente anos mais tarde, com o uso da Internet, viemos a saber que se tratava do mesmo filme.

Na Itália não foi diferente, com produção de Dario Argento, Despertar foi lançado lá com o título de Zombi. Como era costume na terra da macarronada, tudo que vendia bem e fazia sucesso tiveram suas adaptações italianas. Com isso, temos o incrível Zombie dirigido por Lucio Fulci, absolutamente um clássico do gênero. Este por sua vez foi lançado como Zombi 2, aproveitam-se do filme de Romero, mostrando-se como uma sequência, apesar de não terem nada relacionados. E como a coisa deu tão certo resolveram realizar um sequencia do filme de Fulci que é claro recebeu o nome de Zombi 3.

Detalhe é que Lucio Fulci, o pai do gore já citado por aqui anteriormente, começou a direção do filme,  passando-o posteriormente para Bruno Mattei, o Ed Wood Italiano, conhecido por lançar apenas filmes de qualidade duvidosa.

Para falar um pouquinho sobre a história do filme, e que história(!!!). Tudo começa com um experimento do exército, sempre ele, onde estão tentando reanimar um corpo, e para termos o filme é claro que eles conseguem, e tudo dá terrivelmente errado. 

O morto reanimado some e entram os espertos militares, que vão transportar a tal toxina, quase um Red Bull, pois deu assas para o cadáver. Entra um terrorista na história que acaba roubando o Red Bull, mas contamina-se antes de encontrar um final feliz, na verdade o que ele encontra é um hotel onde se hospeda. Lá o pobre homem fica verde, digo, vira um zumbi, só que logo é encontrado pelos militares que o matam e queimam o corpo. 

A fumaça expelida pela chaminé acaba contaminando pássaros que por ali passavam, que transformam-se em zumbis. Engraçado que quando assisti o chato Resident Evil 3 lembrei dessa cena, pensando no quanto Mattei era ruim e os americanos ainda conseguiram copiá-lo.

Voltando ao filme, temos os personagens centrais do exército que vão combater os zumbis, mas como eles não são nada interessantes você os esquecerá com facilidade.

Na verdade o filme é quase todo esquecível, apenar de ser  tosquíssimo e muito divertido, temos de tudo por aqui zumbis que lutam kung fu, que correm e que nao se decidiram como devem se comportar os mortos vivos.

Única coisa que certamente não sairá de sua cabeça com tanta facilidade é a cena envolvendo a cabeça. Pense no seguinte: um cara abre uma geladeira e uma cabeça zumbi simplesmente abre os olhos e salta no rosto do homem. Sim, você leu isso: cabeças que pulam! Diversão garantida para toda a família!


Ficha técnica:
Sinopse:
Experimento militar é roubado causando a transformação dos habitantes em zumbis.
Título: Zombi 3
Gênero: terror
Duração: 95 minutos
País de origem: Itália
Ano: 1988
Diretor: Bruno Mattei e Lucio Fulci
Produção: Franco Gaudenzi
Roteiro: Claudio Fragasso
Fotografia: Richard Grassetti
Trilha Sonora: Stefano Mainetti
Elenco: 
Deran Sarafian,
Beatrice Ring,
Ottaviano Dell’Acqua,
Massimo Vanni,
Ulli Reinthaler,
Marina Loi,
Deborah Bergamini,
Luciano Pigozzi
Mike Monty


Faltam 12 dias.
 




3 comentários:

  1. Quero muito ver. Mas pô, essa ideia do corpo de zumbi carbonizado cuja fumaça transforma outros em zumbi veio bem antes do Mattei, tem até no "A Volta dos Mortos Vivos", de 85.

    ResponderExcluir
  2. Sim, sim, Pedro,
    copiada diretamente de lá, sabe como os italianos são doidos por uma cópia, né? XD
    Mas a ideia dos pássaros isso é puro Mattei. Pq tu precisas ver, é muitoo tosco! ^^

    ResponderExcluir
  3. Sim, sim, o Mattei é o supra-sumo da picaretagem italiana que a gente gosta tanto. Tava até vendo aqui umas cenas de um filme dele chamado "Exterminador do Futuro 2" (!) que na verdade é um rip-off do Alien. Melhor que isso, só as cenas que ele rouba de outros filmes na cara dura. Mestre.

    ResponderExcluir