quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Terra dos Mortos (Land of the Dead) - 2005


Algo que podemos acompanhar nos filmes de mortos criados por George A. Romero é uma linha temporal evolutiva. Em seu primeiro filme de 1968, A Noite dos Mortos Vivos, tínhamos um local isolado onde zumbis atacavam e ao final os vivos jugavam ter combatido a epidemia. Em Despertar dos Mortos de 1978, a coisa estava muito maior, vemos a decadência dos meios de comunicação, vemos as pessoas fugindo procurando abrigo e mortos por todos os lugares. Já em 1985 em Dia dos Mortos, temos o mundo devastado, ruas tomadas pelos mortos, e vivos escondidos e trancafiados.

Após o grande "BUM dos Mortos" em 2004, com a refilmagem de Despertar..., temos diversas produções envolvendo zumbis, vindas de todos os cantos do mundo. E para nosso delírio o Pai dos Mortos está de volta. O simpático velhinho, com seus óculos de armações imensas e cabelo branquinho (não, não estou falando do Papai Noel!!!) retorna ao gênero que ele mesmo criou e desta vez seus mortos não estão para brincadeira.

Em Terra dos Mortos, os zumbis tomaram conta de tudo e os vivos vivem isolados em uma espécie de ilha, cercados por todos os lados.

Temos aqui mortos muito inteligentes que usam ferramentas e armas. Mas que com certeza tem muito mais caráter que os poderosos, chefões da cidade dos sobreviventes. 

Acho um tanto estranho essa ideia dos mortos manterem suas memórias e tentarem repetir o que faziam em vida. Mas se analisarmos, Romero já havia deixado isso bem claro em Dawn, quando os mortos voltam ao shopping atrás de suas lembranças.

A forma crítica de fazer cinema, habitual em Romero, também se faz presente nesta quarta parte da série dos mortos. Temos o poder centralizado nas mãos de um homem ganancioso e vil, enquanto a população vive nas ruas sem as menores condições. Na verdade, Land me fez lembrar uma espécie de paródia do Império Romano, onde os poderosos vivem com todo o luxo possível e a população não tão inocente, tem divertimentos inescrupulosos, usando os mortos além de outras pessoas.

Mas tirando toda a parte filosófica da coisa, hehe, Land é um ótimo filme. Tem várias situações interessantes envolvendo os mortos, maquiagens muito boas, Asia Argento também muito boa, tem tiroteio e ação, para os mais inquietos e lições de moral, enfim é Romero.

Em relação a história do filme, vemos um grupo de pessoas que saem da cidade cercada em busca de mantimentos, enfrentando e enganando os pobres mortos, em cenas que realmente me dão pena. Mas os mortos, liderados por Big Daddy resolvem invadir a cidade. Pausa para comentário da cena espetacular, quando os mortos surgem pela água. Bom, o resto você já sabe ou ao menos imagina, vamos acompanhar um grupo de pessoas tentando sobreviver ao ataque dos zumbis e encontrar um local melhor para viver! Que lindo!

Como eu quase não sou fã, legal comentar a presença de Tom Savini, que mais uma vez dá as caras por aqui, e após ser mordido tem uma fala incrível, dizendo que sempre quis saber como era o outro lado.

Recomendado!!!



Ficha técnica:
-->
Sinopse: Seres humanos vivem ilhados numa pequena cidade, enquanto zumbis povoam o resto do mundo. Os ricos tentam manter a ilusão de que ainda moram num mundo normal, isolados em torres. O restante é obrigado a viver nas ruas, convivendo com jogos, prostituição e drogas. Mas todos são obrigados a confiar em mercenários que saem da cidade em busca de suprimentos. Em troca de pagamento, os mercenários sonham juntar dinheiro e fugir para um mundo melhor... se é que existe. Enquanto isso, o exército de mortos-vivos se fortalece, colocando em risco a existência humana mesmo dentro da fortaleza, até pouco tempo intransponível.
Título no Brasil: Terra dos Mortos
Título Original: Land of the Dead
País de Origem: Canadá / França / EUA
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 97 minutos
Ano de Lançamento: 2005
Estréia no Brasil: 22/07/2005
Estúdio/Distrib.: Universal Pictures
Direção: George A. Romero
Elenco
Simon Baker ... Riley
John Leguizamo ... Cholo
Dennis Hopper ... Kaufman
Asia Argento ... Slack
Robert Joy ... Charlie
Eugene Clark ... Big Daddy
Joanne Boland ... Pretty Boy
Tony Nappo ... Foxy
Jennifer Baxter ... Number 9
Boyd Banks ... Butcher
Jasmin Geljo ... Tambourine Man
Maxwell McCabe-Lokos ... Mouse
Tony Munch ... Anchor
Shawn Roberts ... Mike
Pedro Miguel Arce ... Pillsbury
Sasha Roiz ... Manolete
Krista Bridges ... Motown
Alan Van Sprang ... Brubaker
Phil Fondacaro ... Chihuahua
Bruce McFee ... Mulligan
Earl Pastko ... Roach


Faltam 9 dias.
 


7 comentários:

  1. Acho podre demais. A "linha temporal evolutiva" do Romero pode se aplicar também nas suas capacidades como cineasta. Depois do ótimo "O Dia dos Mortos", praticamente nada se salva na filmografia dele. Digo, alguém já viu os filmes fora da temática "mortos-vivos" que ele dirigiu desde os anos 90? O "A Metade Negra" é terrível, e o "A Máscara do Terror" é vergonha alheia total em termos de crítica social forçada e apelativa.

    E é engraçado como é sintomática a decadência absoluta entre esses diretores "marginais" dos anos 60/70 a partir dos anos 90. O Argento, por exemplo, é um que a partir dessa década um filme escroto e lamentável atrás do outro. É quase como se eles "desaprendessem" a dirigir (se bem que o Argento só se salvava pelo visual, já que a sua direção de atores foi sempre abaixo do aceitável). Muito triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro muito o Argento, na verdade é um dos meus preferidos, se não O preferido, mas tens toda a razão. É Incrível analisar como os seus atuais são cópias descaradas e mal feitas dos antigos. Viu o Sleepless, Jogador Misterioso? Basicamente o mesmo roteiro de Pássaro.. Profondo rosso, só que infinitamente pior conduzidos. Apesar de ser a cópia das cópias de si mesmo, Giallo é um dos menos piores dos atuais. Pois a última parte da Trilogia das Mães é muitoooo decepcionante.

      Viu o que o Lamberto Bava anda aprontando? Comprei esses dias o "A tortura", muito, muito decepcionante.

      Excluir
    2. O Romero virou mais um diretor de filmes genéricos sobre zumbis. Diário dos Mortos eu tentei ver e desisti. A Ilha dos Mortos eu prefiro nem tentar.
      Acho que seria bom ele parar.

      Excluir
    3. Pobre, deve ser a idade! Hahaha

      Na minha humilde opinião, podemos ver sua melhor forma nos excelentes Martin e Exército do Extermínio.

      Excluir
    4. "Exercoto de Extermínio" eu acho podre, mas o "Martin" é espetacular, talvez o melhor filme do Romero.

      Excluir
  2. Pois é, o "Jogador Misterioso" é um dos filmes mais horrorosos já feitos. E mesmo quando ele tenta sair do esquema dos giallos o resultado é constrangedor, como naquele "Síndrome de Stendhal". E é verdade, o "Giallo" é um dos menos piores atuais dele, mas mesmo assim é terrível. E a coisa parece estar sem esperanças mesmo, já que a adaptação do "Dracula" que ele fez esse ano foi ridicularizada em Cannes.

    Pois é, o Lamberto tá no mesmo caminho. Ainda bem que o Mario Bava já morreu deixando sua carreira imaculada nos anos 70, se não era outro que ia virar uma piada ambulante.

    ResponderExcluir
  3. Depois de Prelúdio para Matar ele pode fazer a porcaria que quiser, ehehe. Mas tenho evitado os filmes mais recentes dele.

    ResponderExcluir