sábado, 10 de novembro de 2012

Diário dos Mortos (Diary of the dead) - 2007


Quando George A. Romero, o pai dos zumbis, voltou ao gênero com o excelente Terra dos Mortos anunciando uma nova trilogia, onde os cambaleantes monstros seriam novamente os algozes da história, muitos fãs ficaram animados. Aliás, como não ficar? Afinal, Romero, praticamente inovou os filmes de terror, criou um dos monstros mais filmados e amados, desde o final da década de 60, os zumbis.

Algo que sempre me impressionou em Romero é a sua originalidade, principalmente em 'A noite dos mortos vivos', 'Martin' e 'Exército do Extermínio'. 


Porém em Diário dos Mortos, o próprio criador parece ter se perdido um pouco, foi influenciado pela onda de filmes em primeira pessoa, tentando criar um falso documentário, algo que provavelmente REC tenha representado melhor. 

Diário se passa no mesma noite de 'A noite...', ao menos é o que todo indica, porém com a influência da Internet. Iniciando com um grupo de estudantes de cinema tentando fazer um filme de terror em uma floresta, quando são atacados por mortos-vivos. É claro que os jovens são super inteligentes e tem a maravilhosa idéia de fazer um filme real, usando os zumbis no projeto. 

As imagens do filme são editadas durante o filme pelos personagens (o.O), o que deu um tom extremamente falso, que pouco funciona, pois se era pra apresentar um filme editado, porque não um filme convencional? Impossível não se perguntar: 
"- O que você faria em uma invasão zumbi? Ah! Eu iria editar meu filme com todo esmero possível, afinal estou muito tranquila!"

Mas não, o filme não é de todo ruim, vale a pena ser visto, afinal é Romero!  E consegue ser muito superior a outros caça-níquéis, que vieram na onda dos mortos. Temos boas seqüências  com zumbis e também uma ótima maquiagem.

Diário não é o melhor filme do mestre, mas é uma obra do especialista, por isso merece ser conferido!



Ficha técnica:
Sinopse: Um grupo de estudantes decide gravar um filme de terror. O que eles não esperavam, era que eles virariam protagonistas quando eles começam a ser atacados por mortos-vivos de verdade.
Título no Brasil: Diário dos Mortos
Título original: Diary of the dead
País de origem: EUA
Gênero: terror
Tempo de duração: 95 minutos
Ano de lançamento: 2007
Direção: George A. Romero.
Roteiro: George A. Romero.
Produção: Sam Englebardt, Peter Grunwald, Ara Katz e Art Spigel.
Fotografia: Adam Swica.
Edição: Michael Doherty.
Música: Norman Orenstein.
Elenco: Michelle Morgan, Joshua Close, Shawn Roberts, Amy Ciupak Lalonde, Joe Dinicol, Scott Wentworth, Philip Riccio, Chris Violette, Tatiana Maslany, Todd Schroeder, Daniel Kash, Laura DeCarteret, Martin Roach, Megan Park, George Buza, Tino Monte, Matt Birman, Gregory Nicotero, Donna Croce, Nick Alachiotis, R.D. Reid, Scott Gibson, Jamie Bloch, Kyle Glencross, Boyd Banks, Janet Lo, Jak Birman, Trish Adams, Alan Van Sprang, Ron Payne, Shelley Cook, James Binkley, Anthony Cancelliere, Wes Craven, Alexandria DeFabiis, Stephen King, Simon Pegg, George A. Romero, Quentin Tarantino e Guillermo del Toro.

Faltam 28 dias.


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário