domingo, 18 de novembro de 2012

Mortos que matam (The Last man on Earth) - 1964


Ter Vincent Price em um filme já é mais que meio caminho andado para que o mesmo funcione. Independentemente da história que será mostrada, com toda a certeza Price consegue prender o espectador, seja por sua bela presença em cena, algumas interpretações um tanto canastronas em algumas obras e principalmente pelo carisma apresentado.

A história do Ultimo Homem na Terra é bastante conhecida, e já filmada várias vezes. As mais conhecidas são este Mortos que Matam de 1966 com Vincent Price, em 1971 temos o The Omega Man - A última esperança  da Terra com Charlton Heston e o atual Eu Sou a Lenda de 2007 com Wil Smith.

Os três filmes são baseados no livro I Am Legend de Richard Matheson , mas escolhi este do Price por trazer um dos maiores ícones do horror. 

A história nos mostra um homem solitário e a partir dos flashs do protagonista ficamos sabendo dos acontecimentos em sua vida. Uma família feliz, composta por Price, um renomado cientista, sua esposa e filha são supreendidos, juntamente com toda a população por uma terrível peste que vai dizimando aos poucos a vida humana no planeta. 

Porém como o título sugere, os mortos não estão realmente mortos, eles voltam de suas tumbas para perseguir o único sobrevivente da catástrofe. 

Aqui os mortos não são exatamente zumbis, possuem certa característica vampiresca saindo apenas a noite, usam alguns intrumentos para tentar pegar o cientista e são afastados por espelhos e alho, além de poder falar.

É incrível como Price, sendo o cientista Morgam, consegue segurar todo o filme praticamente sozinho sem torná-lo entediante ou repetitivo. Durante o dia, sobrecarregado de angustias caminha por um mundo apocalíptico com suas estacas dando um fim aos mortos que dormem, queimando seus corpos em valas.

E eu que sou tão acostumada a elogiar um certo senhor de óculos  de grande armação, criador de mortos, de tão original, gostaria muito de saber se ele não andou assistindo essa pérola um tanto desconhecida pelo grande público, antes de fazer o seu primeiro filme.

Realmente não quero colocar spoilers sobre o filme, mas simplesmente é recomendadíssimo! Saudades da época que tínhamos atores de verdade e originalidade na cabeça dos realizadores.



Ficha técnica:
Sinopse:
Após a devastação da Terra por uma poderosa peste, um cientista se dá conta de ser o único sobrevivente vivo. A partir da catástrofe, criaturas zumbis de características vampirescas ficam habitando toda a Terra e passam a perseguí-lo para matá-lo. Para se livrar do ataque destas criaturas mortas-viva, o último sobrevivente precisa cravar uma estaca no coração para poder se salvar. 
Título no Brasil: Mortos que Matam
Título original: The last man on Earth
País de origem: EUA e Itália
Gênero: terror
Duração: 86 minutos.
Ano de lançamento: 1966
Direção: Ubaldo Ragona, Sidney Salkow
Roteiro: Richard Matheson (romance e roteiro), William F. Leicester (escritor), Furio M. Monetti (roteiro), Ubaldo Ragona (roteiro)
Elenco:
Vincent Price... Dr. Robert Morgan
Franca Bettoia... Ruth Collins
Emma Danieli... Virginia Morgan
Giacomo Rossi-Stuart... Ben Cortman
Umberto Raho ...Dr. Mercer
Christi Courtland... Kathy Morgan
Antonio Corevi... Governador

O filme já foi lançado três vezes em dvd por aqui. Mas como tem domínio público, você pode assistí-lo clicando aqui.



Faltam 20 dias.

 

Um comentário:

  1. Acabei de assistir, por sugestão do blog. É incrível como a direção é porca (nível Ed Wood, diria), com cenas que alternam entre dia e noite sem a menor explicação. Mas, mesmo assim, é uma obra-prima do cinema B americano, e incalculavelmente superior, em todos os sentidos, à versão de 2007. E, realmente, dá pra ver que o "A Noite dos Mortos-Vivos" é influência direta desse filme.

    ResponderExcluir